MENSAGEM

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira" Cecília Meireles

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comemoração da páscoa encenando a Santa Ceia

A CEIA PASCAL 

A última ceia realizada por Nosso Senhor com seus apóstolos, segundo o antigo rito judeu, foi uma "Séder": uma solene refeição sacrifical pascal. 

Por que esta formação explicando, não o sentido, mas o conteúdo da ceia pascal? Como formação, tem por finalidade antes de tudo aprofundar nosso conhecimento dos evangelhos, tornando-os mais vivos para nós. Os evangelistas omitiram muitos pormenores que, para seus contemporâneos judeus, não precisavam ser mencionados. Por exemplos: por que Nosso Senhor toma o cálice duas vezes no relato de Lucas (Lc 22, 17-20)? Por que foi recitado um "hino" antes de os apóstolos deixarem o Cenáculo (Mt 26, 30)? Estes e outros detalhes adquirem novo sentido à luz da tradição judaica. 

A ceia Pascal aprofundará também a nossa compreensão das cerimônias litúrgicas da Semana santa e Páscoa, repletas como são de figuras e alusões no Antigo Testamento. "Esta é a solenidade pascal, na qual o verdadeiro feliz, que despojou os egípicios e enriqueceu os hebreus" (canto do Exúltet, da Vigília Pascal, aludindo a Ex 12)... "Cristo, nossa Páscoa, foi imolado: festejamo-lo com o pão ázimo da sinceridade e da verdade" ( I Cor 5, 7-8, aludindo também a Ex 12). 

Um comentário:

  1. eu fiz parte dessa apresentaçã pena ki eu naum sai na foto mas isso naum tem muita iportancia
    Quen ler este comentario add:meu e-mail: leo100dimenor@hotmail.com

    ResponderExcluir