MENSAGEM

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira" Cecília Meireles

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Desfile Civico 2010 da Escola Pio Guerra

Em 7 de Setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte que retornara para Portugal, declarou oficialmente a separação política da colônia que governava em relação à sua metrópole. Estava proclamada a independência do Brasil.
D. Pedro mandou que o vigário da cidade de PitanguiPadre Belchior, único mineiro na comitiva, abrisse e lesse em voz alta toda a correspondência às margens do Ipiranga, em 07/09/1822. Revoltado, o príncipe arrancou das mãos do padre a carta, amarrotando-a e jogando-a no chão. Inteirado da gravidade do momento, o príncipe disse:
_E agora, Padre Belchior?
_Se Vossa Alteza não se fizer Rei do Brasil será prisioneiro das Cortes e talvez deserdado por elas. Não há outro caminho senão a Independência e a separação – respondeu prontamente o vigário.
D. Pedro caminhou alguns passos, acompanhado pelo vigário pitanguiense, por Bregaro, Cordeiro, Carlota e outros que ali estavam em direção aos animais e, finalmente, disse ao vigário:
_Padre Belchior, eles querem, terão a sua conta. As Cortes me perseguem, chamam-me, com desprezo, de rapazinho e brasileiro. Pois verão agora o quanto vale o rapazinho. De hoje em diante, estão quebradas as nossas relações, nada mais quero do Governo Português e proclamo o Brasil para sempre separado de Portugal! - E emendou: – Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será o dístico Independência ou Morte!
Um mês depois, em 12 de Outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil e, em 1º de Dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de D. Pedro I.

Com isso a Escola Pio Guerra teve como  objetivo do desfile é despertar o interesse cívico e o amor à pátria, além de gerar uma integração entre a escola e a comunidade. “Cremos que o desfile vai ser ótimo. É importante porque os alunos estarão representando a pátria e valorizando ainda o Hino Nacional”, disse a professor Silvanio Silva
O desfile será acompanhado pela banda da Escola Fanfarra Creusa de Freitas do município de Macaparana e terá o apoio dos alunos do Projovem). e alunos do Ensino Infantil ao ensino Medio,no qual este ano foi muito bonito este desfile cívico 2010.











Nenhum comentário:

Postar um comentário