MENSAGEM

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira" Cecília Meireles

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pio Folia

Origem do Carnaval
O CO    

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.


No dia 05 de março a Escola Pio Guerra vai desfilar na Rua da Chã do Esquecido com o Bloco Pio Folia,com muitas animações e muita alegria.e claro frevo no pé.




História do Frevo

Foi no final do século XIX que surgiu o ritmo que mais ferve o carnaval pernambucano. Este estilo é um tipo de marchinha bastante acelerada que recebeu o nome de frevo em 1910, pois fazia parecer que abaixo dos pés das pessoas existia uma superfície com água fervendo. Com o passar dos anos, o termo usado pelas pessoas para o ritmo era ‘frervendo’ e assim ficou conhecido como frevo.

Os passos do  frevo teve origem nos movimentos da capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição pela polícia aos “capoeiras”, como eram conhecidos, que dançavam em rodas musicais com sombrinhas na mão para estilizar as armas utilizadas pelos seus perseguidores.
Em 1930, surge a divisão do frevo em três tipos: Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo de Bloco. Por ter ritmo e gingado contagiante, o frevo é hoje uma dança da multidão, na qual se confundem e misturam todas as classes sociais. É ouvido nas ruas ou nos salões, por ricos e pobres transmitindo energia positiva por todos os ângulos e nas facetas de cada passista.

Fontes:Blog galo da Madrugada


Nesta segunda -feira a Escola Pio guerra estará trabalhando um projeto de cultura do carnaval 2011.












Nenhum comentário:

Postar um comentário