MENSAGEM

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira" Cecília Meireles

sexta-feira, 29 de abril de 2011

VISITAÇÃO DA EMBRAPA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está lançando uma grande novidade na Escola Pio Guerra.
Projeto Minibibliotecas chega a 12 municípios da Grande Dourados
A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entregam no mes de junho nesta Escola,  o projeto Minibibliotecas da Embrapa no municipio de São Vicente Férrer.

Foram convidados para uma reunião nesta quinta feira 28 de abril do corrente ano os professores do Pio Guerra e a Gestora da Escola Albertina de Oliveira esta que já foi comtemp´lada com esta Minibiblioteca para exclarecimento da importancia deste projeto nas Escolas .A Embrapa representada pelo Figueirou participou desta reunião junto com a Drª Selma que mostrou o projeto de nascente da Espanha,convidando a família Pio Guerra para participar deste projeto de Espanha.

Minibibliotecas - O projeto Minibibliotecas da Embrapa -, desenvolvido desde 2003 em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como parte das estratégias do Programa Fome Zero, do Governo Federal - tem como objetivo oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural.

Por meio de kits destinados a escolas públicas de ensinos fundamental e médio, o projeto compreende a elaboração e a  distribuição de produtos de informação, relacionados à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV’, editados pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).

Conforme a DrªSelma falou que cada escola beneficiada com o projeto, como contrapartida, realiza capacitações com os professores -, destinadas a orientar sobre o uso das Minibibliotecas -, além de aulas interativas e ações de mobilização com a participação de alunos e da comunidade local para projetos de interesse comum. Anualmente, são organizados Concursos de Redação, promovidos pela Embrapa Informação Tecnológica.

Graças à parceria e apoio do MDS, até o final de 2008 mais de 1,2 mil municípios brasileiros de todas as regiões do País haviam sido atendidos pela iniciativa. 
Premiações - O projeto Minibibliotecas recebeu vários prêmios. Em outubro de 2008, foi um dos vencedores do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na categoria Educacional, concedido às melhores iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais, a partir da adoção de práticas sustentáveis e do estímulo à consciência ambiental.

Ainda no mesmo mês, recebeu Menção Honrosa no Prêmio VivaLeitura 2008, promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). E em março, esteve entre as dez melhores experiências brasileiras, selecionadas no 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

vamos aguardar este presente da Embrapa na nossa comunidade escolar,breve.


Este projeto visa dar oportunidades ao conhecimento e a formação de
pessoas nas conquistas do saber e do proficionalismo. São mais de 300
acervos em livros CD e DVD sobre temas dos mais variados que podem ser
trabalhados nas Escolas.
Com o apoio de Selma Cavalcanti Cruz de Holanda Tavares - Pesquisadora da
Embrapa e José Figueiroa Golveia - Setor de Transferência da Embrapa.Breve uma cerimônia de entrega da minibiblioteca na Chã do Esquecido ,municipio de São Vicente Férrer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário